A cirurgia é realizada basicamente por duas técnicas dependendo da consistência do tecido mamário. Uma consiste na lipoaspiração do tecido gorduroso e tecido mamário frouxo e a outra na retirada, através de um corte, do tecido mamário fibroso, mais duro. A escolha da técnica será baseada em cada caso, sendo que, em alguns casos, as duas técnicas serão associadas. O sintoma mais significativo da ginecomastia é o crescimento das mamas, sendo uma condição assintomática na maioria dos casos. Porém, alguns pacientes podem apresentar sintomas como sensibilidade, coceira, assimetria das aréolas e dor. ver detalhes o valor depende da necessidade da pessoa, da complexidade do procedimento, do local em que a cirurgia será realizada e da experiência do médico.
Resultados da cirurgia
Os exames muito ajudam na hora de saber do histórico do paciente, bem como do uso de medicamentos e drogas que poderiam ter causado o aumento excessivo das mamas. Existem também algumas alterações internas nos órgãos associadas à disfunção da mama, que só são detectadas pelos exames, sendo elas no fígado, rins, córtex adrenal, pulmões, glândula pituitária (hipófise), gônadas e/ou próstata. Usualmente, Dr.Cláudio Lemos exige hemograma completo, urina I, eletrocardiograma e risco cirúrgico (avaliação com um cardiologista), para que possa realizar a cirurgia plástica nas mamas masculinas com a maior segurança e cuidado. Quando o componente da ginecomastia masculina é apenas gorduroso, a recomendação é de uma lipoaspiração comum. No caso do aumento do tecido glandular é necessário fazer a remoção de toda a glândula mamária e, havendo o excesso de pele, o cirurgião fará a correção do excesso e reposicionará o mamilo. Ginecomastia é um distúrbio hormonal que ocorre em homens caracterizados pelo aumento das mamas (uni ou bilateral) pelo excesso de glândulas mamárias no local onde deveria ter apenas uma fina camada de gordura.
- A ginecomastia é uma condição frequentemente desconcertante que afeta muitos homens, independentemente da idade, gerando preocupações e levantando dúvidas compreensíveis.
- Ginecomastia é o desenvolvimento anormal e exagerado das mamas masculinas.
- Na adolescência, seu corpo ainda está crescendo e seus hormônios estão mudando.
- Também chamada de lipomastia, nesta condição não há o desenvolvimento do tecido glandular.
- No exame físico, é apresentada como um aumento do volume da mama que acontece devido ao crescimento da glândula mamária.
É necessário fazer drenagem linfática após o procedimento?
No entanto, quando ocorre um desequilíbrio nesse delicado equilíbrio hormonal – como um aumento nos níveis de estrogênio ou uma diminuição na testosterona – o corpo masculino pode responder de maneiras inesperadas. Muitas vezes esta cirurgia é feita com fios absorvíveis na pele, não havendo a necessidade de retirada de pontos. Eventualmente alguns pontos não absorvíveis poderão ser usados e serão retirados com 7 a 15 dias da cirurgia. A ginecomastia deve ser diferenciada da pseudoginecomastia (ou seja, lipomastia), que é caracterizada pela deposição de gordura e não de tecido mamário.
Quais cirurgias podem ser feitas junto com a Ginecomastia?
O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas. Antes da cirurgia, você receberá anestesia geral, que o submete durante todo o procedimento, ou anestesia local para anestesiar seu peito, combinada com um sedativo oral ou intravenoso. Decorre de alterações no equilíbrio fisiológico dos hormônios de nosso organismo, que incluem os hormônios sexuais. Pode se dar em recém-nascidos, adolescentes na fase da puberdade, com pico de incidência por volta dos anos, e em idosos, sendo que a maior incidência se dá a partir dos 70 anos de idade.
Agende uma consulta
Divulgar preços exatos de procedimentos médicos antes de uma consulta de avaliação presencial é uma prática proibida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Além disso, os preços podem variar bastante de acordo com o que vai ser feito em cada procedimento, assim como a experiência do médico, infraestrutura da clínica e atendimento da equipe no pós-operatório. É bem fácil, basta clicar no ícone do WhatsApp e marcar uma consulta com um médico especialista em ginecomastia. Venha receber uma avaliação completa do seu caso, tirar todas as suas dúvidas e ainda receber o orçamento exato da sua cirurgia, sem compromisso nenhum. Também é uma ótima oportunidade para o paciente tirar suas dúvidas sobre o procedimento, visto que deve acontecer dias antes da cirurgia. Porém, consequentemente, o aumento do hormônio feminino levará ao aumento da glândula mamária, ou seja, à ginecomastia.
Tratamentos por localidade
Nos casos de ginecomastia adiposa, a cirurgia pode ser feita com lipoaspiração da gordura mamária. Nesse caso o ‘caroço’ que se palpa é pequeno e o tratamento pode ser feito através de um pequeno orifício, praticamente imperceptível ao fim de algum tempo. Em situações vinculadas ao aumento de peso, a adoção de um estilo de vida saudável pode desempenhar um papel significativo na redução do tamanho dos seios masculinos. A perda de peso, aliada a uma rotina de exercícios regulares, pode contribuir para a diminuição da gordura corporal, impactando positivamente na área peitoral. Ao melhorar a relação entre gordura e músculo, é possível atenuar a aparência dos seios aumentados.
- Ao considerar a realização do tratamento do aumento de mamas masculinas, o paciente deverá passar por exame físico prévio e consulta.
- A suspensão de atividade sexual pode ser indicada por uma ou duas semanas, assim com a realização de exercícios pesados deve ser interrompida cerca de três semanas.
- Devido à obesidade ou à disfunção hormonal, glândulas mamárias desenvolvem-se no corpo masculino causando a ginecomastia, o que pode causar desconforto psicológico, além de problemas estéticos.
- Além disso, o aumento das mamas em homens também pode ser atribuído a acúmulo excessivo de tecido adiposo (gordura) na região.
- Venha receber uma avaliação completa do seu caso, tirar todas as suas dúvidas e ainda receber o orçamento exato da sua cirurgia, sem compromisso nenhum.
- Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente, e de ser uma cirurgia de pequeno a médio porte, em que não há manipulação em nenhum órgão vital.

Ginecomastia ou gordura?
Geralmente, é confundida somente com o acúmulo de gordura, porém está relacionada também a um desequilíbrio hormonal (estrógeno e testosterona), obesidade, câncer de mama ou uso frequente de drogas farmacológicas ou ilícitas. A cirurgia dessa disfunção tem dois principais objetivos, que envolvem restaurar o contorno da mama masculina para sua forma original e corrigir as deformidades da mama, mamilo e aréola, quando necessário. Tudo isto da melhor forma possível, visando deixar a cicatriz escondida para obter-se um resultado natural. Dr.Cláudio Lemos dispõe de técnicas avançadíssimas para fazer a redução das mamas nestas situações. A ginecomastia pode causar dores, sensibilidade na região e transtornos psicológicos. Isso porque mamas masculinas muito volumosas podem provocar constrangimento em público, fobia social e até depressão.
Inchaço do tecido mamário masculino causado por um desequilíbrio hormonal.
É normal sentir um leve desconforto devido ao procedimento, porém, este pode ser evitado com medicamentos e analgésicos indicados pelo seu médico para o pós-operatório de ginecomastia. A ginecomastia representa a condição benigna mais frequente das mamas masculinas e é muito mais comum do que se imagina, seja o paciente adolescente, adulto ou idoso. Essa disfunção acontece por causas fisiológicas, patológicas ou idiopáticas, acometendo principalmente adolescentes na puberdade. Pode causar alterações emocionais e psicológicas importantes que podem retirar o indivíduo do convívio social. A Ginecomastia tem cura, pois quando ocorre durante a puberdade, normalmente é uma condição transitória e desaparece espontaneamente. Quando ocorre em homens adultos, pode ser eliminada através de uma cirurgia plástica. A Ginecomastia pode ser tratada através de um procedimento cirúrgico, que visa diminuir o volume das mamas de forma eficiente. Continue a leitura e saiba tudo o que você precisa sobre a Ginecomastia e sua cirurgia.